Netflix: Fome de Poder

Com certeza você conhece o McDonald’s, suas cores quentes, o grande M em amarelo e a comida rápida e gostosa (ok, nem sempre). Mas você conhece a história da marca? É sobre isso que o filme Fome de Poder (The Founder, título original) trata, sobre a história da maior rede de fast food do mundo. E para conhecer a historia do McDonald’s você tem que conhecer Raymond Kroc. Sim, a história não é muito justa.


Raymond Kroc era um empreendedor fracassado. Ele vivia bem, seria o que chamamos de “classe média”, mas ele ainda não havia acertado um produto realmente inovador. Depois do copo de papel, da cama dobrável, ninguém o levava muito a sério. O produto do momento era uma espécie de liquidificador que fazia cinco milk shakes ao mesmo tempo, mas que Ray também não estava conseguindo vender. Após receber o pedido de seis máquinas para um único local, Ray fica intrigado e resolve viajar e conhecer o estabelecimento de perto. Então Ray encontra algo nunca visto: um restaurante com apenas três itens no cardápio (hambúrguer, batata e bebida), com preços super baratos (tudo custava centavos), servidos em embalagens de papel e de uma forma super rápida. Era a época dos drives, onde as pessoas ficavam em seus carros, uma garçonete vinha anotar o pedido, a comida era cara, demorava muito, e ainda podia vir errada. Então aquele sistema do McDonald’s era simples e fabuloso.

Os responsáveis por esse método inovador são os irmãos Dick e Maurice McDonald. Eles não apenas criaram esse formato de vendas, como também criaram uma cozinha toda funcional, onde cada funcionário tivesse seu espaço para desempenhar seu papel na montagem dos alimentos e os movimentos funcionassem como uma dança, bem linha de montagem à la Ford. Dick e Maurice abrem todo o jogo com Ray, mostram como a cozinha funciona, como Dick pensou naquilo e a fez sob encomenda, sobre as tentativas fracassadas de abrir outras lojas. Os irmãos McDonald são extremamente amigáveis. São pessoas dividindo um sonho. Já Ray vê no sonho deles uma grande ideia, e resolve fazer um acordo com eles para vender franquias. É aí que a historia realmente começa de acordo com o mercado.

Se você estuda ou é um profissional do Marketing, se tem uma visão inovadora ou é apenas ambicioso, vai adorar o filme. Ele nos mostra a visão empreendedora de Ray, a forma como ele vende hambúrguer no papel como experiência, um local de comida rápida como um local para confraternizar, para reunir amigos e famílias. Ele acrescenta valor a algo que era resumido em "baixo custo e bom retorno". Mas quando o negócio começa a crescer, Ray quer mais, tanto no quesito inovação, quanto no quesito dinheiro. Patrocínio com empresa de bebidas, ao que os irmãos McDonald dizem não. Uso de milk shake em pó dissolvido em água, o que acabaria com os custos de refrigeradores para sorvetes, que os irmãos McDonald também não aceitam. Para eles milk shake tinha que levar leite. Então Ray cansa das negativas e resolve tirar os irmãos do jogo.
Contratos são como corações. Só existem para serem quebrados.
O resto do filme é só decepção. Não com o filme em si, que achei muito bem feito. Gostei das interpretações, das cores, e a ambientação merece destaque. O figurino, os carros, tudo é bem fiel. A decepção é com a postura do Ray. Muitos dizem que o mundo dos negócios é assim mesmo, “cobra engolindo cobra”, mas o mundo dos negócios é feito por pessoas. Se as coisas são dessa forma é porque as pessoas não possuem caráter.

Ray foi importante para expansão e Marketing do McDonald’s, mas ele usou o sonho de alguém. Como li em um site, “um homem que se fez sozinho, mas com pedaços de outros”. Vale à pena passar por cima de pessoas, sonhos, relacionamentos, vidas, para ter sucesso?

Fora do contexto de mal caratismo, o filme é uma injeção de ânimo, coragem e persistência, o que considero essencial para quem deseja empreender. Essencial pra vida no geral, por que não? Você pode ter uma ideia genial de negócio, querer estudar robótica no exterior ou apenas começar uma horta, e tudo isso só vai depender de você dar o primeiro passo. Você só precisa acreditar. E planejar, super importante também.

O filme está disponível na Netflix. Aproveitem o fim de semana para assistir. E se já assistiu, conta nos comentários o que achou.

Até breve!

2 comentários:

  1. Nunca gostei de McDonalds, agora que não vou mesmo huahuahua... Deixando a brincadeira de lado, fiquei com pena dos irmãos, afinal foi a ideia deles, por mais que o Ray tivesse um papel importante nessa história, não deveria ter descartado os irmãos desse jeito. Como você falou, no meu ponto de vista, penso igual. Até no mundo dos negócios, não podemos deixar de lado nossa humanidade. Será que realmente vale a pena todo dinheiro e sucesso sabendo que as pessoas que são responsáveis por aquela inovação não estão ganhando um tostão ou fama que devidamente merecem? Vou ver o filme qualquer hora pra passar mais raiva do Mcdonalds do que já passei nessa vida rsrsrs... Beijos

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    1. O filme realmente é revoltante, e eu não sei se consigo voltar a comer no McDoanld's, kkkk... Mas se deixar o mal caratismo do Ray de lado, o filme é uma boa aula de Marketing e Empreendedorismo.

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