Resenha: 13 Contos de Amor ou Não, de Stephanie Caroline
Sempre gostei de livros de contos/crônicas, e quando a Editora Estalo permitiu que eu escolhesse alguns livros do catálogo para resenhar não pensei duas vezes e pedi “13 Contos de Amor ou Não”. O que considerei uma escolha muito acertada assim que abri o livro.
Editora: Estalo
Edição: 1 / Ano: 2017
Páginas: 204
☆☆☆☆
SINOPSE: Uma deixou de acreditar no amor, a outra quer tê-lo de volta e se vingar, enquanto a terceira deseja nunca ter se apaixonado. Existe também uma garota em crise, forças sobrenaturais, amores não resolvidos e o nascimento do sentimento em um mundo distópico. Treze contos que podem ser de amor. Ou não. Tudo é uma questão de ponto de vista.
O livro tem contos narrados em primeira e terceira pessoa, sempre com personagens femininas em destaque e um toque de sobrenatural. Essas personagens estão vivendo um amor ou sofrendo por ele. Mas o que importa mesmo é a lição que cada uma, e nós também, podemos tirar disso.
Destacando os que mais gostei, temos “A Simpatia”, que conta a historia de Antonella. Ela está em um relacionamento que caminha para o término, mas não aceita e resolve apelar para o sobrenatural. A simpatia não dá certo e tudo só piora, levando a uma tragédia. Esse foi um conto que deu certo calafrio. Li com a sensação que alguém me observava.
Já “Cuidado Com o Que Deseja” é a história de um casal que está em uma praia que, reza a lenda, tem o poder de realizar desejos. Quando eles brigam e dizem coisas motivadas pela raiva do momento, o mistério da praia entra em ação. Nesse caso o sobrenatural está mais para o fantástico do que para o medo. Achei uma história muito criativa. É um conto que me fez pensar duas coisas: eu gostaria de ter escrito isso e eu vou lembrar dessa historia por muito tempo.
Em “A Próxima Vitima” é impossível não ficar apreensivo sobre o que vai acontecer com 13 jovens que vão passar um fim de semana em uma casa no meio do nada, sem contato com a cidade. Poderia ser só um fim de semana de festa e curtição, mas esses jovens não são amigos. Aos poucos eles começam a sumir. Morrer. Quem será o assassino?
Achei a escrita da Stephanie muito boa. Os textos são redondinhos, sem enrolação, e empolgam. Quando esse livro chegou eu estava me arrastando com uma leitura chata que já durava dias. Peguei “13 Contos de Amor ou Não” para folhear e acabei lendo tudo em duas horas. Acho que isso nunca aconteceu comigo antes.
Só não dei 5 estrelas porque achei algumas historias bobinhas e previsíveis. As ideias são interessantes, mas precisavam ser mais trabalhadas. Também fiquei um pouco confusa com nomes de personagens repetidos. Não entendi se o conto era sobre o mesmo personagem de outro conto, ou se era apenas coincidência. Tirando esses pontos, considero um livro muito bom, de uma leitura muito agradável.
A Editora Estalo é nova no mercado editorial, e sei que muita gente tem preconceito com isso por achar que a impressão não será tão boa quanto daquela “editora grande super famosa”, mas a Estalo fez um trabalho maravilhoso. O livro tem capa e miolo com papeis de boa gramatura, orelhas, folhas amareladas e uma diagramação muito bonita. Sou muito chata com isso porque gosto de edições bonitas, e preciso parabenizar a Estalo.
Se você é romântico, vai adorar esse livro. Mas se for como eu, do tipo mais realista, também vai gostar, porque pode ter amor... Ou não.
No nosso perfil no Instagram está rolando sorteio de um exemplar de "13 Contos de Amor ou Não". Pode clicar AQUI e participar. Na fanpage da Editora Estalo também tem sorteio de um combo de "13 Contos de Amor ou Não" e "Impensável", e você pode participar clicando AQUI. Boa sorte!
No nosso perfil no Instagram está rolando sorteio de um exemplar de "13 Contos de Amor ou Não". Pode clicar AQUI e participar. Na fanpage da Editora Estalo também tem sorteio de um combo de "13 Contos de Amor ou Não" e "Impensável", e você pode participar clicando AQUI. Boa sorte!
Obs.: As fotos desse post são de autoria de Lene Colaço. É permitido compartilhar, desde que as imagens não sejam editadas e dê os devidos créditos.
Ualll... (suspiros)
ResponderExcluirParece bem interessante os contos no quais citou. Fiquei curiosa com os dois últimos. Realmente dá para ver pelas fotos o quanto a Estalo está de parabéns. Aliás, não só a editora, mas você também por nós brindar com essa linda resenha. Como uma boa libriana que sou, vou ficar em cima do muro, já que não sou tão romântica e não sou tâo realista hahaha... serve meio a meio? hahaha
Beijos
Vivian
Saleta de Leitura