Resenha: Os Contos de Beedle, o Bardo, de J.K. Rowling

Esse livro quase foi parar na tag "Livros de Quinta". Quase. Mas analisei melhor e resolvi dar um crédito e fazer uma resenha para abordar os pontos positivos e negativos. Confesso que o comprei muito empolgada, e sem saber nada além da sinopse (já disse que não leio resenhas de livros que ainda vou ler?), e isso pode ter contribuído para minha decepção. Espero conseguir explicar bem a minha visão sobre essa leitura.


Editora: Rocco
Edição: 1 / Ano: 2008
Páginas: 128
☆☆☆

Sinopse: Os contos foram traduzidos das runas originais pela personagem Hermione, a partir do velho exemplar herdado por ela. São cinco histórias populares para jovens bruxos e bruxas, contadas há gerações aos filhos à hora de dormir. Pouco se sabe do passado de seu autor, apenas que Beedle, o Bardo, teria nascido em Yorkshire no século XV e possuía uma longa barba; mas suas histórias foram passadas de geração em geração e têm ajudado muitos pais bruxos. Não muito diferente dos contos escritos para pequenos trouxas. Enquanto nos livros dos trouxas ela está ligada ao comportamento errado, aqui ela está associada aos heróis e às heroínas que são capazes de realizar mágicas para ajudar os outros. Só que ao mesmo tempo bruxos e bruxas descobrem que esta mesma magia pode lhes causar dificuldades e nem sempre é a solução para todos os problemas. Assim como em alguns contos de fadas, as histórias de Beedle podem assustar criancinhas, mas, por outro lado, as inspiram a serem honestas e a usarem seus poderes para o bem, algo que Dumbledore ressalta a todo momento em suas anotações.

A sinopse já é bem explicativa, o livro é composto por cinco contos com uma estrutura bem parecida com aquilo que conhecemos como "conto de fadas". Os contos são cheios de ensinamentos e possuem uma moral. Podemos dizer que Beedle, o Bardo está para a literatura bruxa como os Irmãos Grimm estão para a literatura trouxa. Ao fim de cada conto lemos as anotações de Dumbledore explicando as lições da história, como uma moral. Não vou descrever os contos porque eles são curtos e objetivos, e falar deles pode tirar a graça e expectativa da leitura.

O livro é bem curto, leitura de uma só sentada. Dai vem minha primeira queixa. Parece que esse livro foi feito apenas para vender, já que Harry Potter possui muitos fãs, todos ansiosos para viver mais desse universo, e que são compradores certos. Poderia desculpar essa edição curta se o acabamento fosse bom, o que tornaria o livro um item bonito pra uma coleção, mas o acabamento é pobre. As folhas são brancas e de um papel fino. As ilustrações são simples e em preto e branco. A capa é bonita? É, mas sem um trabalho legal por dentro ela só colabora para essa sensação de decepção.



Mas se você é fã de Harry Potter, ou apenas quer saber mais sobre esse universo, é uma leitura legal. É preciso reconhecer o trabalho da autora, que não apenas criou um universo muito rico, como ainda consegue criar conteúdo que se encaixa e só engrandece a obra. Os contos são interessantes, passam suas mensagens com clareza, e as observações do Dumbledore só melhoram tudo. A diagramação é legal e, se você não criar muitas expectativas (como eu), é um livro bonitinho pra ter e folhear de vez em quando.

Espero que os fãs de Harry Potter não me crucifiquem. E se você já leu e teve a mesma impressão que eu, deixa um comentário dando apoio moral :D

Obs.: As fotos desse post são de autoria de Lene Colaço. É permitido compartilhar, desde que as imagens não sejam editadas e dê os devidos créditos.

6 comentários:

  1. Oi,

    Tenho este livro faz tempo, mas ainda não li. Vou lê-lo porque acho o universo criado por J.K.Rowling espetacular. Realmente, o livro é curto e talvez você tenha razão: feito apenas para vender.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juci!
      O universo criado por J.K. é realmente incrível. Só por isso a livro já vale a pena. Espero que goste da leitura :)
      Beijo!

      Excluir
  2. Oi Lene! Já faz um tempinho que li esse livro e resenhei. Achei os contos bem interessantes, rico em detalhes e tudo a ver com o universo de HP. Também senti essa falta na capa e ilustrações, poderiam ter caprichado um pouco mais. De qualquer forma, vale super a pena. Muito boa sua resenha, super sincera, mega bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lorena.

      Depois vou procurar tua resenha. Sempre gosto de ler opiniões pra ver se deixei passar algum ponto. Acho que sempre dá pra absorver mais e mais da leitura.

      Beijo!

      Excluir
  3. Olá!
    sou fã de HP e tenho esse livro, só que está encostado na estante há algum tempinho. Nunca me aprofundei na sinopse dos contos, porque acredito que tira a graça desses textos tão curtos. Sinceramente, nem lembro se a minha edição possui folhas brancas e acabamento razoável (acredito que não, pois comprei em uma super promoção absurda) mas ainda pretendo ler, pois sou fã de contos e acho a escrita da Rowling cativante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Realmente, acho que sinopse de conto não rola muito. Não sou muito fã de HP, só li os livros, e comprei esse livro também em uma boa promoção, rs... Acho que custou R$5 ou menos. Vi que são duas edições, com capas diferentes. A outra tem uma capa escura, mas não conheço o interior.

      Beijo!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.