Resenha: Do Que São Feitas As Estrelas?, de Jana Meilman
Dei uma sumida do blog, mas houve um motivo: bad literária. Engatei três leituras que não deram em nada e fiquei um pouco desmotivada. Às vezes isso acontece. O que me salvou dessa bad foi o livro da Jana, "Do Que São Feitas As Estrelas?". Eu via todo mundo falando bem do livro e resolvi arriscar uma parceria. Para minha sorte, deu certo e eu pude ler esse livro e vir contar para vocês o quanto ele é lindo.
Editora: Star
Edição: 1 / Ano: 2017
Páginas: 255
☆☆☆☆
Sinopse: O que torna uma pessoa comum em alguém extraordinário? Como realizar um sonho que parece ser impossível? Afinal, do que são feitas as estrelas? Todas essas questões não saem da cabeça de Malu, uma jovem que deixou o Brasil para estudar na Watson School, uma das escolas de Artes Cênicas mais importantes do mundo, famosa por transformar seus alunos em grandes estrelas.
A escola que fica em Nova Iorque é o ponto de partida na jornada de Malu, que vai precisar fazer escolhas difíceis e superar uma tragédia inimaginável que transformará para sempre a sua forma de encarar a vida.
A força para realizar o seu sonho, Malu encontrará em pessoas especiais que surgirão em seu caminho, entre elas, Sofia López uma mexicana carismática que faz parte de uma família singular, e Lauren Cogley uma irlandesa determinada e nem um pouco convencional.
Juntas, as três amigas vivem aventuras, romances, descobrem a força da amizade e do que são feitas as estrelas.
***
Três garotas com o mesmo sonho e enfrentando obstáculos, cada uma da sua forma, para alcançar um objetivo. Essas são Malu, Sofia e Lauren, alunas do curso de drama da Watson School. Mas chegar a essa escola renomada de Nova Iorque não foi fácil. Malu (brasileira) precisou adiar o sonho algumas vezes e ralar muito para finalmente se submeter ao teste. Da mesma forma, Sofia (mexicana) precisou enfrentar um pai rígido que só quer protegê-la. Lauren (irlandesa) ganhou o mundo cedo como modelo, mas nem por isso foi mais fácil chegar a Watson School, mas ela mantém esse sonho alimentado pela lembrança do pai.
No dia do teste as garotas se encontram e uma amizade improvável surge. Mesmo com toda diferença cultural, elas formam um elo e se tornam verdadeiras irmãs, o que será super importante para enfrentar os conflitos que surgirão nos quatro anos do curso. Saudades de casa, crimes, relacionamentos, mostram que permanecer na escola também não será uma tarefa fácil.
As dificuldades que surgem durante a caminhada para a realização de um sonho, não são nada mais do que um colapso necessário para colocar a prova o que realmente importa.
Conheci esse livro vendo alguns trechos de resenhas no Instagram, de pessoas tecendo elogios, falando que choraram horrores, e eu comecei a pensar que precisava ler essa maravilha também. No inicio achei bem água com açúcar, bem clichê, e não entendia o alvoroço que as pessoas estavam fazendo. Mas não demorou muito para que eu fosse fisgada também. O livro vai crescendo, nos absorvendo (Caetano me entenderia), os conflitos vão surgindo, e vemos as garotas amadurecendo. Isso é uma coisa legal. Acho que nenhum personagem terminou a historia do jeito que começou.
Li em dois dias, mas em questão de horas. Fiquei fascinada, e queria saber mais, e mais, e mais... Um dia acordei as 5h30min e sentei pra ler. Resultado: Às 10hs eu chegava ao fim do livro, completamente impressionada, arrepiada e um pouquinho diferente também. Sim, porque "Do Que São Feitas As Estrelas?" não amadurece apenas os personagens, mas os leitores também.
O amadurecimento se dá por todo esforço das meninas, pelos problemas em várias areas, mas especialmente por uma tragédia que afeta a todos. Esse acontecimento é um divisor de águas. É quando o livro diz: foi pra isso que eu vim. E nesse momento é inevitável não pensar na vida, em como lidamos com ela. Mas é nesse momento também que o livro nos dá uma injeção de ânimo, uma grande lição, e nos diz do que são feitas as estrelas. Uma teoria que vou carregar pra vida ♡
Queremos fazer planos para a vida, mas acontece que ela é quem faz planos para a gente. Ou seja, minha amiga, adapte-se ao roteiro proposto e desempenhe o seu melhor papel!
O livro tem pontos fracos? Sim. Achei o começo um pouco parado, mas logo o livro ganha ritmo. Então tenha paciência porque a leitura vale à pena. É clichê? Um pouco, mas acho que estamos precisando de uma boa dose de relacionamentos e frases clichês, porém que nos deixam vibrando amor. Outro ponto que não curti muito foi o foco da Lauren em ficar bêbada, a ponto das amigas se preocuparem em não deixá-la beber para não passarem vergonha. Acho que pra abordar um vício é interessante mostrar os danos que ele pode causar e/ou formas de lidar e superá-lo. O livro aborda muitos temas bacanas, mas acho que poderia se aprofundar mais neles.
Mas os pontos positivos estão em número bem maior. O livro aborda relações/dramas familiares, perdas, jovens assumindo responsabilidades adultas, suicídio e depressão, e o impacto que causam as pessoas que estão em volta de quem sofre e de quem se vai. O livro também traz questões sobre diferenças sociais, deficiência e trabalho voluntário. É um livro bem maravilhoso, né? E traz uma mensagem super importante e necessária, principalmente nos dias atuais. O livro "Do Que São Feitas As Estrelas?" nos mostra que ao enfrentar uma grande dor nós temos duas escolhas: reagir ou se entregar. A primeira opção é a escolha correta, porque uma vez que você reage, que você se coloca mais forte que a dor, nada pode te parar. Uma tragédia não é motivo para você achar que tudo acabou. Você deve mirar seus sonhos, as pessoas que estão a sua volta e que querem o teu bem, e ser forte para continuar.
E por último, mas não menos importante (pelo contrário, é um diferencial na obra), o livro possui trilha sonora! Sim, a Jana escolheu músicas (muito boas, preciso dizer) para cada momento, o que ajuda a imaginar bem melhor as situações e ambientes. Tem um QR code, e basta baixar um aplicativo que leia o código para ter acesso a playlist pelo Spotify ou YouTube. Durante a leitura você vai vendo a sinalização que mostra onde tem uma música. Eu não quis baixar mais um aplicativo, então só via o nome das músicas e jogava no YouTube de acordo com a ordem em que elas apareciam na leitura.
E por último, mas não menos importante (pelo contrário, é um diferencial na obra), o livro possui trilha sonora! Sim, a Jana escolheu músicas (muito boas, preciso dizer) para cada momento, o que ajuda a imaginar bem melhor as situações e ambientes. Tem um QR code, e basta baixar um aplicativo que leia o código para ter acesso a playlist pelo Spotify ou YouTube. Durante a leitura você vai vendo a sinalização que mostra onde tem uma música. Eu não quis baixar mais um aplicativo, então só via o nome das músicas e jogava no YouTube de acordo com a ordem em que elas apareciam na leitura.
Somos todos estrelas!
Janaína Magalhães Meilman, a Jana Meilman, tem 40 anos e atualmente cursa Letras na Universidade Federal Fluminense. É apaixonada por livros, tanto que começou a ler sozinha aos 4 anos, porque não tinha paciência para esperar a mãe ter tempo de ler pra ela. É casada com o Marcus há 17 anos e mãe do Davi de 5. Se você leu a dedicatória do livro, já sabe que ela tem outro filho, o Isaac, que é uma estrelinha no céu. O colapso da perda dele fez com que a Jana, em meio à escuridão, voltasse a contemplar as estrelas. E muito dessa experiência você vai encontrar nas histórias de Malu, Sofia e Lauren, as personagens do livro "Do que são feitas as estrelas?", que é o meu primeiro livro da Jana,
Quero nesse post parabenizar a Jana mais uma vez. Essa leitura foi extremamente importante pra mim. Muitos escrevem, mas bem poucos conseguem tocar as pessoas com suas historias. A Jana conseguiu isso com um livro leve, mas cheio de significados.
Se você já leu, vamos debater. Preciso criar teorias do que acontece após o "fim" :)
Edit: Li esse livro antes de ler As Três Marias, da Rachel de Queiroz. Quando li o livro da Rachel, que foi publicado em 1934, vi muitas semelhanças com o livro da Jana. Até comentei com a autora, mas ela disse que não conhecia o título As Três Marias. Isso mudou muito a minha visão e opinião sobre o livro Do Que São Feitas as Estrelas. Não sei se posso acreditar em uma coincidência tão grande. Também não sei se vou retirar essa resenha do ar. Por enquanto, fica essa atualização aqui como explicação para quem, assim como eu, ler os dois livros e encontrar as mesmas semelhanças tão gritantes.
É sempre bom aproveitar as dicas e ao menos conhecer os livros que as pessoas estão comentando, por isso está de parabéns menina por compartilhar conosco!!!
ResponderExcluirVerdade, Mitzi. Obrigada :)
ExcluirEssa resenha é muito maravilhosa para eu não deixar um comentário:)
ResponderExcluirLene que talento você tem para escrever... Parabéns!! Obrigada por me ajudar a contar do que são feitas as estrelas! Espero que na continuação O Segredo das Estrelas, alguns dos seus questionamentos sejam respondidos. bjs!! Jana
Eu que agradeço a oportunidade, Jana. E fico feliz que tenha gostado :) Ansiosa desde já pela continuação! Beijo!
ExcluirQue resenha maravilhosa! Não me surpreende da autora ter te elogiado. Você conseguiu escrever sem dar nenhum spoiler e despertar a curiosidade nas pessoas, pois eu quero saber agora, do que são feita as estrelas? hahaha... quando puder me empresta! <3
ResponderExcluirBeijos
Vivi
Obrigada, Vivi! #Partiu saber "Do que são feitas as estrelas?" :D Beijo!
ExcluirOlá! O livro parece ser muito bonito e com ótima temática. Gostei que ao final tem uma trilha sonora, dá um clima ainda mais especial. Já vi alguns livros que os autores também usam trilha, mas são poucos. Gostei bastante da sua resenha, bjoooooo
ResponderExcluirOi Lorena! Na verdade a trilha sonora acompanha toda leitura. No inicio de cada capitulo tem um ícone que mostra que ali tem uma música, e o nome/artista. Dentro da historia, em determinadas situações, como uma festa, também tem. O ideal é ler acompanhando a ordem das músicas, porque elas dão uma visão do que está acontecendo, além do que é dito :)
Excluir