Extraña Como Yo
Em julho foi comemorado 110 anos do nascimento de Frida Kahlo e eu gostaria de ter postado algo, mas sou horrível com datas. Mas amo Frida, e acho que qualquer dia é um bom dia para falar sobre essa mulher.
Não lembro ao certo quando a conheci, mas lembro de saber apenas que era uma pintora mexicana. Sua imagem não saiu da minha cabeça. Era tudo muito colorido, e ao mesmo tempo sombrio. Ácido e doce. Alegre e triste. Quando Frida me olhou, era como se ela soubesse algo que eu não sei. Não sobre mim, mas sobre a vida. A busca por mais informações foi instantânea. Pesquisas na internet, filme, livros... Foi assim que comecei a entender seu olhar.
Frida ficou conhecida por suas pinturas, seu casamento com Diego, seus relacionamentos, sua atividade política e sua imagem tipicamente mexicana. Tornou-se um mito, um ícone pop e figura do feminismo. Muitos não concordam com essa associação, seja porque Frida se “sujeitou” a Diego ou porque “não fez nada” para merecer esse status. Realmente, Frida nunca se declarou feminista, mas sua vida e obra colaboraram bastante para o fortalecimento feminino. A vida não foi nada fácil, mas ela nunca se entregou. Colocou sua vida em sua arte. Rebelde, questionou o “ser feminina”. Ousada, amou o que muitos julgam errado. Retratou o sofrimento que muitas mulheres conhecem, como aborto e assassinato. Por isso me parece muito justo que ela continue inspirando tantas pessoas.
E é sobre isso que a tirinha desse post fala, sobre como Frida é exemplo para amar quem nós somos, do jeito que somos. E a tirinha foi inspirada em um texto da própria Frida. Espero que gostem, que reflitam e questionem os “padrões” que muitos exigem por aí. Você não precisa ser igual/se adequar a nada. Só precisa ser feliz.
Eu costumava achar que eu era a pessoa mais estranha do mundo, mas aí eu pensei: tem que ter alguém como eu, que se sinta bizarra e imperfeita, da mesma maneira como eu me sinto. E eu imaginava esta pessoa, imaginava que ela também estivesse lá pensando em mim. Bom, espero que se você for essa pessoa e estiver lendo isto, saiba que sim, é verdade, estou aqui! Sou estranha como você. - Frida Kahlo