Resenha: A Filosofia de Tyrion Lannister, de George R. R. Martin

Sou uma super fã de Game Of Thrones, e um dos meus personagens favoritos é o Tyrion. O considero inteligente, sarcástico e gentil na medida certa. Isso explica o motivo de ter esse livro na minha estante, e de vir aqui contar para você o que achei da leitura.


Editora: Leya
Edição: 1 / Ano: 2013
Páginas: 160
☆☆☆

Sinopse: A filosofia de Tyrion Lannister é o presente perfeito para os fãs da série da HBO Game of Thrones. Uma coleção de frases espirituosas de um dos mais sagazes e carismáticos personagens de todos os tempos. Os invejosos dos Sete Reinos podem chamá-lo de “meio homem”, mas ninguém jamais acusou Tyrion Lannister de ter uma inteligência pela metade. Sua língua afiada salvou sua pele mais vezes do que o colocou em perigo. Esta edição especial e totalmente ilustrada guarda seus mais profundos ensinamentos para as gerações futuras, trazendo todo seu conhecimento sobre os mais variados temas como: a arte da persuasão, as delícias da mesa, saúde, a política real e, claro, os atrativos do sexo oposto.

O livro é dividido por assuntos, e são eles: Sobre ser um anão; Sobre o poder das palavras; Sobre o romance; Sobre valores familiares; Sobre a condição humana; Sobre a música; Sobre comida e bebida; Sobre a realeza; Sobre a política real; Sobre a arte da guerra; Sobre a arte de salvar sua pele; Sobre a arte da mentira; Sobre dragões e outros mitos e Sobre a religião.

A diagramação é bonita, e o livro conta com uma frase ou ilustração por página. Algumas páginas são brancas com texto em marrom, e outras páginas são marrons com texto em branco. As ilustrações de Jonty Clark também são em tons de marrom, e geralmente mostram Tyrion em situações que ilustram alguma frase. É muito bonitinho e agradável aos olhos.

Mas se tem esses pontos positivos, por que dei apenas três estrelas? Porque esse livro é o que chamo de “livro só para vender”. Quando não há um conteúdo realmente relevante para se fazer um livro, e mesmo assim a editora insiste em fazer. Uma frase por página me dá a impressão que tentaram “encher linguiça”. E muitas frases não fazem sentido fora do contexto da cena, por exemplo: Aprendi há muito que se considera má-educação vomitar por cima do irmão. Essa frase não diz nada. Não faz refletir sobre nada.

Mas há também algumas frases de efeito, como as destacadas abaixo:
Alguns aliados são mais perigosos do que inimigos.
Nunca se esqueça de quem é, porque é certo que o mundo não se esquecerá. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza. Arme-se com essa lembrança, e ela nunca poderá ser usada para magoá-lo.
Minha mente é a minha arma. Meu irmão tem a sua espada, o Rei Robert, o seu martelo de guerra, e eu tenho a mente... e uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar para se manter afiada.


No resumo, é uma edição bonitinha, vale à pena ter se você curte o personagem ou coleciona itens da série, mas não espere muita coisa. Encare como uma leitura curta para relembrar algumas frases de Tyrion Lannister, e só.

Obs.: As fotos desse post são de autoria de Lene Colaço. É permitido compartilhar, desde que as imagens não sejam editadas e dê os devidos créditos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.