Resenha: Com Outros Olhos - Crianças Invisíveis (Antologia)

Os grandes romances que me perdoem, mas eu gosto mesmo é de um bom conto. Dar vida a personagens e criar uma história interessante com começo, meio e fim em poucas páginas é um desafio. Precisa provocar curiosidade no início e manter o ritmo até o fim, que deve ser fechado “com chave de ouro”. E foi analisando dessa forma que acabei dando duas notas para essa leitura, e vou explicar direitinho o motivo dessa classificação. 


Editora: Estalo
Edição: 1 / Ano: 2017
Páginas: 200
☆☆☆

SINOPSE: Com a maior parte de sua população formada por crianças, Prisma é o planeta mais belo da galáxia Jardins.Seus vastos campos, animais exóticos e paisagens de tirar o fôlego fazem com que seja um ótimo lugar para essas pequenas vidas. Porém nem tudo são flores e as crianças vivem algo que os adultos sequer imaginam. Exploração, abandono e medo são apenas alguns dos monstros que tiram a paz daqueles que antes preenchiam o silêncio com risos. Até quando isso vai continuar? Chegará um momento em que os adultos enxergarão o que acontece a sua volta? Desperte! Com outros olhos, o mundo passa a ter mais cores.

Todos os contos do livro são ambientados no planeta Prisma e narrados por crianças desse planeta. Pela sinopse, eu imaginei algo bem futurístico e problemas do tipo “fugir de um laboratório”, “chips implantados para dominar pessoas”, coisas assim, mas algumas histórias são bem próximas do que vivemos aqui mesmo, no planeta Terra. Há muita fantasia, como no caso da criança raptada por uma bruxa, gato em tapete voador, criança raptada por monstro, pingente encantado... Mas também histórias mais reais, como a criança que precisa lidar com o pai alcoólico, lidar com questões emocionais de abandono, exploração e trabalho escravo. 

Não importa o nome do planeta ou se as histórias são fantasiosas, a mensagem do livro é a forma como lidamos com nossas crianças, muitas vezes negligenciando suas necessidades, negando atenção e carinho, o que pode acarretar problemas sérios. Com Outros Olhos é um alerta para olharmos nossas crianças com mais atenção. Um alerta muito válido nesse momento onde as relações estão cada vez mais virtuais. 

A escrita do livro é bem simples e condiz com as narrações infantis. O livro tem aventura e drama, mas que são colocados de forma muito leve, sendo assim totalmente indicado para crianças. Na ficha catalográfica não diz se é infanto-juvenil, mas creio ser mais apropriado para esse público. Um leitor mais exigente pode achar os contos simples demais. 

Senti falta de uma exploração maior em relação ao planeta Prisma. Gostaria de conseguir imaginar sua arquitetura, por exemplo. Acho que o livro merecia uma introdução detalhando alguns pontos do planeta, como arquitetura, política e cultura. Por ser um ambiente cheio de fantasia e fora do nosso contexto terreno, os autores poderiam ter criado personagens com nomes diferentes. Cassandra, Valentina, Maria e Bernardo são muito comuns. Alguns detalhes assim teriam dado mais credibilidade ao universo Prisma. 

Meu conto favorito foi “Entrevista de Emprego”, do autor Lucas Barreto Teixeira. Ele conseguiu contar uma história, mas sem contar toda a história. As primeiras linhas já prenderam minha atenção, os diálogos são bons, e o final, mesmo subjetivo, é satisfatório. Terminei o conto pensando “isso dá um livro”. Então já aproveito para parabenizar esse menino que tem só 17 anos, mas que já mostrou nessa primeira publicação que tem talento para trilhar um caminho literário. 

O bonito dessa antologia também é isso, a oportunidade que a Editora Estalo deu a várias pessoas de publicarem suas histórias. Muitos autores são jovens e estão estreando com esse livro. Desejo muito sucesso a todos! 
Ninguém lutará por nós. Eu sou o único que pode me proteger e eu não devo contar com nada para me sentir seguro. (Entrevista de Emprego) 


A edição também está muito bonita e de qualidade. A capa e diagramação são simples, mas condizente com as histórias e com a proposta do livro. Mais uma vez a Editora Estalo mandou muito bem na parte gráfica. 

Considero Com Outros Olhos uma boa leitura. Eu não havia criado muita expectativa, mas esperava contos mais elaborados. Pela simplicidade, dei três estrelas. Essa foi a minha experiência com a leitura. Mas como disse mais acima, acredito que ele seja mais apropriado para o público infanto-juvenil, e para esse público eu indico de olhos fechados e dou nota máxima: cinco estrelas! 

✤✤✤

E se você se interessou pelo livro, fica de olho porque vai rolar sorteio de um exemplar em breve na nossa conta do Instagram.

Aproveita e também participa do sorteio que está rolando na fanpage da Editora Estalo. Você pode ganhar um exemplar do livro Com Outros Olhos + 10 marcadores. Basta clicar AQUI e seguir as orientações. 

E se você não quer esperar pelos sorteios, já pode garantir o seu agora no site da editora.

Obs.: As fotos desse post são de autoria de Lene Colaço. É permitido compartilhar, desde que as imagens não sejam editadas e dê os devidos créditos.

2 comentários:

  1. Olá, ótima resenha, é muito bom ver pessoas lendo o que a gente escreveu ♥ (escrevi o conto Enquanto o dia não amanhece).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou da resenha. Foi um prazer ler esse livro e conhecer tanta gente talentosa envolvida nesse projeto. Parabéns, o seu conto é muito bom! :)

      Excluir

Tecnologia do Blogger.